terça-feira, 27 de novembro de 2018

Depressão

O que é depressão?

Sentir-se triste em momentos específicos da vida é normal, como após a morte de um ente querido. Porém, algumas pessoas vivenciam esse sentimento de forma muito intensa e por períodos muito longos, que podem não ser apenas dias, mas sim meses e até mesmo anos.
O ponto chave da questão é: essas pessoas nem sempre têm um motivo aparente para se sentirem assim.
Ao mesmo tempo, a depressão pode não se manifestar com tristeza intensa. Muitas vezes, a pessoa sente uma certa indiferença afetiva. O paciente apresenta ausência de compaixão, vergonha, responsabilidade, remorso e consciência.
Em certos casos, a pessoa ainda pode estar depressiva mesmo sem apresentar outro sintoma central da doença, que é a anedonia (ou incapacidade de sentir prazer). Fisiologicamente, a depressão é um desequilíbrio no cérebro. Mas, ao contrário de outras doenças, ela não pode ser curada apena com medicamentos, já que ela é uma combinação de fatores, biológicos, psicológicos e sociais. Ou seja, sua qualidade de vida, seus relacionamentos, sua maneira de enfrentar o mundo, podem ser os gatilhos para a depressão aparecer. 
Técnicas relacionadas com o conhecimento de si mesmo, buscando sondar o subconsciente e seus maus condicionamentos podem ajudar na solução do problema.









Nenhum comentário:

Postar um comentário