segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Metabolismo

Vida Saudável
Dicas relacionadas à nutrição para a sua saúde

Entenda como funciona seu metabolismo e emagreça
por Jocelem Salgado
Boa parte das pessoas que luta contra os ponteiros da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo 'lento demais' pela dificuldade de emagrecer. De fato, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. Saiba porque isso acontece e aprenda como é possível acelerar o metabolismo, eliminando mais calorias e mantendo a boa forma.
O que é metabolismo?
Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando. Para que as pessoas mais leigas possam entender esse conceito, podemos dizer numa linguagem mais clara e objetiva que metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo. O metabolismo divide-se em anabolismo (conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores) e catabolismo (conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores).
Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos. Ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo.
O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Dessa forma, existem pessoas que dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras. É por isso que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam de jeito nenhum, enquanto outros lutam para perder alguns quilos a mais.
Fatores que afetam o metabolismo
Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de outros fatores que listamos a seguir. Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo, observando esses fatores:
1º) Tecido muscular - Quanto mais músculos você tem, maior e mais veloz é o gasto calórico, independente do seu nível de atividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecido vivo e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia.

2º) Alimentação - O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, uma vez que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada. O açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão de outros alimentos e enganando o cérebro, que sinaliza com mais fome em pouco tempo. Isso também vale para as farinhas de trigo brancas (refinadas) utilizadas no preparo de pães, bolos e massas. Os alimentos gordurosos também devem ser controlados, mas é importante não reduzi-los em demasia, uma vez que a deficiência desse nutriente diminui a produção de certos hormônios, levando à diminuição do metabolismo. Utilize em suas refeições gorduras que fazem bem para a saúde provenientes de nozes, castanhas e azeite de oliva.

3º) Frequência das refeições - O tempo entre uma refeição e outra é muito importante. Quanto maior o tempo, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Quando pulamos refeições, ficando muito tempo sem comer, o corpo procura obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).

4º) Atividade física - Praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação acelera o metabolismo. Além disso, o exercício regular ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar. É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua, e que a alimentação seja adequada ao gasto calórico.

5º) Água -A maioria das funções do corpo acontecem na presença de água. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo. Por isso, beba pelo menos 8-10 copos por dia.

6º) Sexo - O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres. Por isso é importante que as mulheres não deixem de praticar uma atividade física, que ajude no desenvolvimento de massa muscular.

7º) Idade - A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, contudo pesquisas indicam que isso ocorre pelo fato das pessoas tornarem-se mais sedentárias, o que acarreta uma perda gradual de massa muscular. Por isso, é importante que haja um controle alimentar e prática regular de atividade física.

8º) Temperatura ambiente - Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.
Acelere o seu metabolismo
Para acelerar o metabolismo é importante fracionar as refeições 5-6 vezes ao dia (o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições), comer devagar, mastigando bem os alimentos e reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas. Alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras) levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo. A prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos (caminhada, natação, ciclismo, esteira, bicicleta, ajuda muito. A taxa metabólica aumenta 25% durante 12 a 15 horas após os exercícios aeróbicos intensos.

Não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajuda a acelerar o metabolismo. Quando se faz uma dieta para emagrecer, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), e quanto menor a ingestão calórica diária, menor será o metabolismo, pois o organismo vai interpretar essa situação como uma ameaça. A depressão do metabolismo basal com dietas sem orientação e/ou acompanhadas com inibidores de apetite leva o organismo a reagir com mecanismos de preservação de calorias e a consequência é a dificuldade de se perder gordura corporal, além do risco de desenvolvimento de cálculos na vesícula. Por isso, a dieta deve ser equilibrada do ponto de vista nutricional e as calorias oferecidas devem ser compatíveis com a necessidade individual de cada pessoa, caso contrário o programa de emagrecimento será um verdadeiro fracasso. O ideal é fazer de cinco a seis pequenas refeições diárias e reduzir a ingestão calórica, calculando uma perda de peso de até 500g por semana, de forma segura e com bons resultados a longo prazo.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Reflexoterapia

Arquivos | Reflexoterapia RSS feed for this section

Reflexoterapia – Como os pés refletem o corpo

11 ago
Os pés refletem por inteiro nosso estado de saúde. Dotados de tecido, 26 ossos, 100 ligamentos, 20 músculos e uma intricada rede de nervos e vasos sanguíneos, os pés podem nos fornecer abundante informação sobre nossa saúde física, metal e emocional.
Do mesmo modo, a forma como tratamos nossos pés influencia não apenas o seu próprio desempenho como o funcionamento geral do corpo e da mente.
Trabalhando nos pontos reflexos dos pés, através da reflexoterapia é estimulado, por intermédio dos canais nervosos, qualquer órgão, função ou parte do corpo que esteja tensa, congestionada ou comprometida. Se eliminarmos a tensão reduzimos a dor e estimulamos o corpo a curar-se por si mesmo.
A pressão, aplicada nos pontos reflexos sensíveis dos pés, constitui um estímulo, que funciona como agente ou fator capaz de suscitar uma reação nos tecidos e induzir uma reação fisiológica.
O estímulo, por contato ou pressão, desencadeia um impulso eletroquímico que altera os processos nervosos, transmitindo uma mensagem por meio das fibras nervosas. Os impulsos nervosos podem viajar a uma velocidade média de 435 km por hora. Pode-se dizer que o nosso corpo é, basicamente, uma usina eletroquímica em funcionamento dia e noite.
Pontos reflexos também são encontrados em outras extremidades do corpo: por exemplo, mãos e orelha. No entanto, a sensibilidade dos pés (que contém mais de sete mil terminais nervosos) e seu tamanho tornam-nos a área ideal para o trabalho da reflexoterapia.

domingo, 7 de setembro de 2014

Neuróbica: Atividade Cerebral

Você passou parte da vida ouvindo que atividade física é fundamental para a saúde, certo? Provavelmente nunca ocorreu à maioria de nós que o cérebro igualmente precisa de malhação e, quanto mais envelhecemos, maior atenção deve ser dada às nossas conexões nervosas para ativá-las constantemente e mantê-las azeitadas, funcionando bem e melhorando nossas respostas mentais. Ou seja, muda a localização, mas o mecanismo da chamada "neuróbica", que atua no sistema nervoso central, é o mesmo da aeróbica que bota o corpo em movimento. "Esse termo é usado quando usamos os cinco sentidos por meio de atividades não rotineiras. Este exercício tem o objetivo de manter um nível constante de capacidade mental mesmo com o passar dos anos", explica a psicóloga Paula Teixeira Fernandes, doutora em Neurociências pelo departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Remédios Naturais par a Tiereóide

Dicas e remédios naturais para problemas na tiroide

Dicas-e-remedios-naturais-para-problemas-na-tiroide-1.jpg iStockphoto/Thinkstock
Com as dicas e remédios naturais para problemas na tiroide é possível tratar essa condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Esta glândula, que possui a forma de borboleta e é localizada na base da garganta, controla o funcionamento do metabolismo. Afeta a função dos órgãos, quanta energia é usada pelo seu corpo, e até a temperatura do organismo. A disfunção nesta glândula é conhecida como hipotiroidismo, sendo caracterizada pela produção insuficiente de hormonas tiroideias. Mesmo sendo muito comum, é desafiante quando se trata de ser diagnosticada corretamente, onde pelos sintomas, pode ser facilmente confundida com outras enfermidades. Logo, é de suma importância buscar uma segunda opinião quando diagnosticada; ou quando apesar dos sintomas, a condição não é identificada pelo médico.

Sintomas mais comuns do hipotiroidismo

  • Fadiga
  • Ganho de peso inexplicável
  • Cabelos e pele ressecados
  • Tosse ou constipação crônicas
  • Olhos e face inchados
  • Rouquidão
  • Erupções na pele com prurido, ou reações alérgicas
  • Arritmia
  • Problemas com a digestão
  • Baixo desejo sexual
  • Falta de concentração
  • Dor nos músculos e articulações
  • Período menstrual irregular

Tratamentos naturais

Dicas-e-remedios-naturais-para-problemas-na-tiroide-2.jpg iStockphoto/Thinkstock
Uma excelente maneira de tratar esta condição em casa é massagear a tireoide todos os dias. Faça de 3 a 5 minutos, para estimular a produção de hormônios, mantendo o equilíbrio de suas funções. Para isso, basta acariciar a base da garganta e ao longo da traqueia.
Poderá recorrer a Erva Guggul, ou a alga marinha da variedade Fucus Vesiculosus. Ambas podem ser encontradas em loja de produtos naturais em forma de extrato, chá ou tinturas.
Durante o tratamento para o hipotiroidismo é de fundamental importância aumentar o consumo de ácidos graxos Ômega 3, presente em peixes, nozes e sementes de linhaça. Especialistas também recomendam a ingestão regular de iodo, onde as melhores fontes são o óleo de cevada e o coco. Ainda em termos de alimentação, os antioxidantes são de grande importância para equilibrar o funcionamento da glândula. Todos os dias, há que consumir uma porção generosa de frutos vermelhos, como o morango, além de incluir pimentões e tomates nas refeições principais.
Para reduzir o funcionamento da tireoide, a recomendação é incrementar a ingestão de crucíferos, como a couve-flor e a couve de bruxelas, couve, feijão e soja. Há que manter-se longe do excesso de cafeína, álcool, açúcar e adoçantes artificiais. Além disso, deve-se praticar exercícios físicos, mesmo que apenas 30 minutos por dia. Para saber se está no “caminho certo” busque monitorar os níveis de hormônio a cada 6 semanas. É certo que este problema afeta muito mais as mulheres, mas os homens também devem estar atentos...
Quando esta disfunção não é tratada, os efeitos secundários podem resultar em hipertensão, enfisema, depressão, enxaqueca ou diabetes.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

O Perigo do Aspartame

A Verdade sobre o AspartameO uso do aspartame como adoçante foi descoberto por acaso em 1965. A descoberta foi feita por um químico chamado James D. Schlatter, que trabalhava para a G.D. Searle and Company, e que, acidentalmente, roçou o dedo em um pouco de pó branco e depois lambeu e descobri que é era doce. Esta descoberta levou à ascensão do aspartame como um substituto do açúcar popular (e na verdade, é 200 vezes mais doce que o açúcar), o foi comercializado com sucesso com nomes como NutraSweet, Equal e Spoonful. Por muitos anos, ele foi apresentado como uma alternativa saudável ao açúcar para aqueles que tentam perder peso e também foi considerado amigo do diabético. No entanto, muitos começaram a perceber que o aspartame tinha potencial para efeitos secundários nocivos, e o debate ainda levanta a questão sobre se ele é realmente seguro para o consumo humano.
A química do Aspartame
Embora o aspartame pareça e tenha sabor muito parecido com o açúcar, é quimicamente muito diferente, sendo composto por dois aminoácidos situados ao redor de uma molécula de carbono central. Quando o aspartame entra no trato digestivo humano, ele se decompõe em seus componentes separados e entra na corrente sanguínea.
Um dos subprodutos aminoácidos do aspartame é chamado ácido aspártico. É um neurotransmissor, o qual alguns especulam que pode ser ele que provoca associação do aspartame a problemas neurológicos, como dores de cabeça, tonturas e até mesmo o potencial do desenvolvimento de tumores cerebrais. Vários estudos têm feito as ligações entre o aspartame e essas condições.
O outro subproduto aminoácido é chamado fenilalanina e  também foi comprovado perigoso – mas até agora só para um pequeno segmento da população. O segmento é composto por aqueles que sofrem com a doença chamada fenilcetonúria, uma doença metabólica rara, mas difícil de tratar. As pessoas com esta doença não conseguem quebrar corretamente a  substância fenilalanina, então ela pode subir a níveis tóxicos no organismo e causar deficiência mental e cognitivo grave, a qual é infelizmente, irreversível.
O único carbono encontrado ligado a estes aminoácidos também pode causar problemas: uma vez no corpo, ele forma o metanol, um álcool de madeira usado como combustível de foguete e anticongelante, entre muitos outros produtos. Quando o corpo o metaboliza, ele se decompõe em formaldeído, que é um conhecido agente cancerígeno e é popularmente usado em fluidos de embalsamamento. O debate em torno disso, então, é se a pequena quantidade de metanol obtido a partir do consumo de aspartame realmente constitui um risco para a saúde humana.
Balanceando Riscos e Benefícios 
Há estudos que ligaram o uso de aspartame ao câncer – mas este estudo foi exclusivamente em ratos de laboratório, o mais famoso vindo da Fundação Ramazzini. Embora a FDA e alguns pesquisadores descobriram falhas em seus métodos, outros defenderam o estudo e isso só tem alimentado o debate. Duas coisas são certas nesta controvérsia: é necessária mais investigação para determinar definitivamente quais riscos de saúde estão envolvidos com o consumo de aspartame e que este debate não é susceptível de ser resolvido em breve. Os consumidores devem, em seguida, pesar os riscos de ingerir este produto contra os benefícios de ter uma alternativa viável para o açúcar.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O Eu, a Testemunha Silente


Desenvolvimento da testemunha, do observador

A testemunha ou observador interno é algo muito falado dentro da senda do encontro pessoal, especialmente quando o assunto é meditação. Inclusive, muitas linhas de exposição sobre esse assunto chegam a afirmar ser a nossa natureza interna a de observador. Nossa natureza interna é algo realmente complexo, vai muito além apenas de uma perspectiva de observador. Há, por exemplo, uma forma de nos dividindo o Eu em observador, experienciador e questionador. É uma classificação bastante interessante e inclusive divertida de ver a nós próprios.
Em geral, essa tendência de nos círculos místicos focar a questão da nossa natureza observadora se deve em grande parte a termos nos identificado em larga escala com nossos experienciadores, nos percebendo apenas como tais. Entra, então, o ensinamento de desenvolvermos nosso observador de modo a percebermos sermos muito mais do que apenas aquele(a) que experiencia e vive o e no mundo.
Desenvolvendo nosso observador interno, nossa capacidade de perceber as frequencias mentais predominantes em nós cresce rapidamente. Começamos inicialmente a perceber as frequencias mais evidentes e agudas. Posteriormente também começamos a detectar padrões mais sutis e complexos.
(Ruy Lima - Spaço Terra)

sábado, 26 de julho de 2014

Drenagem Linfática X Massagem Modeladora

     Estamos na moda da drenagem linfática. Clientes procuram pela drenagem, 'aquela que dói e melhora as gordurinhas'. Gente, vou explicar as diferenças entre as duas...
     Muitas vezes a cliente procura drenagem, mas pelo resultado desejado, a esteticista percebe que o certo é a modeladora. Então o que (infelizmente) muitas esteticistas fazem? Fazem a modeladora e dizem que é drenagem!
     Essa é uma atitude muito discutivel, pois está certo querer agradar a cliente, mas penso que está errado enganá-la. Se percebe que ela quer perda de medidas, de flacidez ou de gordura, e mesmo assim pede drenagem (algumas falam 'aquela drenagem turbinada'), acho que o certo seria explicar a diferença das duas, e que o que ela quer, o que se enquadra no resultado que a cliente busca, é a modeladora!
     Qual a diferença que faz explicar? Acho que muitas.... uma delas é a honestidade e a informação, não acho que se deva negar informação; já a segunda, vai que em algum momento ela vá operar e omédico lhe recomende uma drenagem? Ela vai pensar no quanto dói a drenagem que ela conhece (que na verdade é uma modeladora) e não vai fazer!
     O problema nisso? Uma drenagem linfática ajuda e muito o pré e pós operatório, no sentido de retenção de líquidos, circulação sanguinea e desintoxicação do tecido.
     Muito comum clientes que fazem drenagem pré operatória para abdominoplastia (principalmente), e após a cirurgia se percebem muito menos inchadas (sim, esse é um dos resultados esperados) e com isso fica ansiosa pela drenagem pós! Agora mesmo, estou com uma cliente/amiga que está ansiosa para a médica liberar suas drenagens...
     Peguei algumas fotos na net que podem dar uma idéia da diferença nos tipos de manobras dos procedimentos. Vamos a elas:
     Essa é uma das manobras da drenagem linfática manual. São sempre manobras suaves e superficiais. Se alguem comentou de uma drenagem que doeu de alguma forma pela força das manobras, então pode ter certeza que não recebeu drenagem.
     Eu particularmente sou fã da drenagem, que tem inumeros benefícios ao organismo como um todo, e ainda porporciona um relaxamento maravilhoso! Para receber drenagem (falando de mimzinha) eu prefiro drenagem a massagem relaxante, para vocês terem uma idéia do quanto maravilhosa ela é. Você sai da maca flutuando! hehehe

     Essa é uma das manobras da massagem modeladora. A famosa 'massagem que dói'. Sim gente, ela dói, é verdade, não pense que é mal aplicada se causar dor.
     Mas muita calma nessa hora! É uma dor suportável, e as vezes pode causar alguns aroxeados poucos e pequenos (esverdeados na verdade) que saem normalmente em dois dias. Nada de ficar toda roxa batata e pensar 'nossa, hoje foi ótimo'!
     Agora a pergunta que não quer calar, porque dói? Gente, dói pq gordura, e principalmente celulite são disfunções do corpo. Inclusive a celulite, que termina em 'ite' ou seja, inflamação... Como apertar uma inflamação e não sentir dor?
     Porém uma grande verdade é que toda a dor será recompensada! hahahaha
     O efeito da modeladora é muito legal e animador, em uma sessão só já se percebe a diferença nas celulites e no tonus da pele. Porque vocês acham que as atrizes e modelos falam tanto em modeladora? É realmente uma maravilha!
     E comparativamente, acho (pelo meu parametro de dor) que é bem menos desagradável essa dor do que o desconforto causado em vários aparelhos que são falados como maravilhosos em clinicas. Não pensem que aparelhos não causam dor e desconforto, não, não é verdade....

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O poder da vibração sobre o nosso organismo.

A água é um elemento básico da natureza. No corpo humano a água é o principal constituinte (entre 70% a 75%) e um componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funções vitais. A qualidade da água no organismo interfere diretamente no bem estar! Nossos PENSAMENTOS e EMOÇÕES podem nos favorecer ou prejudicar, de acordo com o nosso livre arbítrio, pois possuem a capacidade de impulsionar uma transmutação das moléculas de água, dificultando os trabalho das células em nosso organismo. Veja o quadro abaixo.
(Ruy Lima - Spaço Terra)

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Adultos de hoje estão ficando 15 anos doentes mais cedo do que seus avós.



Adultos de hoje estão ficando com doenças de pessoas mais velhas cada vez mais cedo.


Conforme as vacinas enchem a população com mercúrio e timerosal, conforme culturas geneticamente modificadas alteram o DNA humano, conforme o bisfenol-A em plásticos e revestimentos podem alterar a estrutura hormonal do corpo humano, conforme pesticidas poluem a terra e a água, mais e mais pessoas estão experimentando doenças cada vez mais cedo.

De acordo com as novas descobertas, as pessoas hoje estão sendo diagnosticadas com doenças 33% mais rápido do que seus avós. A idade de 30 tornou-se o novo 45 em relação à doenças. A abundância de doenças sendo diagnosticadas em uma idade precoce significa apenas que a era moderna de medicamentos e produtos químicos não está funcionando e está derrubando a qualidade de vida de inúmeras pessoas, perpetuando a raiz do problema.

O que é que esta tendência sugere?

Se esta geração continuar a fingir que está tudo bem, ensinando seus filhos que o caminho atual está funcionando, então a próxima geração vai crescer dependente de drogas supressoras de sintomas e acolherão doenças já aos 20 anos de idade. Para que uma geração próspera e com a mente clara surja, a raiz do problema precisa ser abordada e ações precisam ser tomadas.

É hora de praticar agricultura orgânica 

Práticas de agricultura orgânica são o futuro. Práticas como cortar pesticidas e eliminar hormônios e esteróides na produção de carne são essenciais para a vitalidade futura. Sementes geneticamente modificadas corporativas devem ser descartadas, pois elas alteram o DNA dos seres humanos. O corpo humano deseja alimentos que não foram modificados, reais e crús. Neste momento crítico, a agricultura biológica deve levantar-se e ser o futuro.

É hora de transparência

Há uma clara necessidade de transparência nos produtos alimentares e bebidas. Assim, muitos produtos afirmam ser naturais, mas são carregados com aditivos tóxicos. Por exemplo, as marcas de pasta de dentes naturais não podem conter fluoreto, mas geralmente contêm lauril sulfato de sódio, que é tóxico.

Pior ainda, muitos produtos alimentares deixam os consumidores completamente no escuro. É hora de rotular os alimentos geneticamente modificados. Corporações como a Monsanto precisam ser mais claras sobre as suas práticas mortais de alterar sementes. Alimentos geneticamente modificados devem ser rotulados para que o consumidor possa tomar uma decisão mais informada. Da mesma forma, empresas como Bayer e Dow precisam estar na frente sobre quais os efeitos que o bisfenol-A (BPA) têm sobre os hormônios nas pessoas.

Educação melhor sobre antibióticos e vacinas

Agora e no futuro, amigos e vizinhos devem confiar uns nos outros para saber mais sobre os benefícios de uma alimentação correta. Vizinhos terão de unir e crescer hortas comunitárias, começar mercados de agricultores e trocar segredos de nutrição e ervas. Eles terão de abandonar os antibióticos e vacinas, uma vez que estas são muletas sobre-abusadas de estabelecimento médico que são altamente contraproducentes ao longo prazo. Os antibióticos matam as bactérias benéficas no intestino. Esta boa flora no intestino promove a digestão saudável, a absorção de nutrientes, e a função imunitária. Uma vez estando em uso de antibióticos, pode-se sentir a necessidade de usá-los a cada temporada de gripe pois o seu próprio corpo já não tem a capacidade de se defender contra patógenos. Comer superalimentos, como espirulina e frutas como goji e schisandra será ainda melhor a longo prazo.

Da mesma forma, a importância de vacinas deve ser questionada. A idéia de vacinação forçada deve ser destruída completamente. Não é só essa idéia tirânica, mas é uma filosofia ignorante considerando os ingredientes tóxicos que estão contidos nelas, como mercúrio e timerosal. Dar às pessoas uma escolha e, em seguida, educá-las sobre prevenção alternativa será a chave para a evolução. Beber chá verde ou consumir raiz de ginseng siberiana são as melhores opções a longo prazo.

Desintoxicação deve tornar-se uma nova auto-disciplina de todos

Para purificar a doença da população, é preciso haver um movimento grande de desintoxicação. A limpeza do corpo com ervas purificadoras de sangue e fígado, como dente de leão, açafrão, e raiz de bardana é uma boa maneira de manter os órgãos puros.

Existem várias maneiras de desintoxicar e afastar as doenças para longe. É hora de começar a acordar sobre estas verdades de saúde simples para salvar o planeta e a própria humanidade.

Fonte: Natural News

Quick Massage


Exercícios de Bioenergética Que Ajudam Muito - Spaço Terra


Exercícios práticos de Bioenergética


Os adeptos da terapia Bioenergética consideram que existe uma forma de energia particular que cria uma interação entre o corpo e o espírito, governando os estados físico e mental. Ainda não foi possível medir essa força, mas, ela é também conhecida como “QI”, “PRANA”, “Força Vital”, “Vitalismo”, etc.
O conceito da existência de uma energia única que une o corpo e o espírito constitui um dos fundamentos de terapias orientais como a Yoga, o Tai-chi-chuan e a acupuntura.
Os praticantes da Bioenergética crêem que os problemas psicológicos, o stress, as atitudes negativas e as emoções como a ira e o medo, têm uma influência sobre a maneira de se sentar, de se manter em pé, de se mover ou de respirar.
O objetivo da Bioenergética é, antes de tudo, ajudar as pessoas a tomar consciência de suas posturas, de suas atitudes de “blindagem” e das emoções associadas a essas posturas e atitudes.
Pela a prática de certos exercícios, as pessoas aprendem a liberar a couraça muscular, de modo a permitir que o corpo funcione livremente e naturalmente.
Além disso, a Bioenergética dá muito mais importância ao crescimento pessoal que à cura das doenças. Servindo, assim, para o aprofundamento do conhecimento que as pessoas têm delas mesmas. Existem aqueles que praticam a Bioenergética para se manter em forma e outros que a utilizam com o objetivo de elevar a auto-estima, desenvolvendo uma atitude positiva em relação ao próprio corpo.
 
Tipos de exercícios:


1. RESPIRAÇÃO:
A respiração é essencial, pois "levamos a vida do tamanho de nossa Respiração".
Corresponde ao primeiro ato vital do ser humano, o qual vai estar presente durante toda a vida. Ao ser cortado o cordão umbilical, o ser humano entra em contato com o mundo através da respiração. É a forma de sentir os outros e o ambiente. Sempre que quisermos sentir menos, respiramos menos, aumentando as tensões e as couraças musculares.
Aliando a respiração ao movimento, é possível reduzir ou eliminar as tensões musculares, melhorando o contato sensorial e emocional com o mundo externo.
.

2. EXERCÍCIO BÁSICO DE VIBRAÇÃO (GROUNDING)
Fique em pé com os pés separados cerca de 25 cm. Incline-se à frente tocando o chão com os dedos das duas mãos, como na figura. Os joelhos devem estar ligeiramente dobrados. Não deve haver peso algum nas mãos; todo o peso do corpo deve cair nos pés. Deixe a cabeça pendurada o máximo possível. Respire vagarosamente e profundamente pela boca. Deixe seu corpo ir para frente, de modo que ele caia no peito do pé. Os calcanhares podem ficar um pouco erguidos. Estique o joelho devagar até que os músculos posteriores das pernas estejam esticados. Isso não significa, entretanto que os joelhos devam ficar totalmente esticados. Permaneça nesta posição cerca de um minuto.




3. EXERCÍCIO DO ARCOFique de pé com os pés separados 40 cm. Agora coloque ambos os punhos fechados com os polegares voltados para cima, na linha da cintura. Dobre os joelhos tanto quanto puder sem levantar os calcanhares do chão.
Arqueie-se para trás, dobre seus punhos, mas preste atenção para que o peso do corpo continue sobre o peito dos pés. Faça respiração abdominal profunda. Volte ao exercício anterior - básico de vibração. É muito mais fácil conseguir a vibração das pernas partindo da posição do arco.






Lowen, Alexander - Bioenergética (1975) - São Paulo, Ed. Summus, 6ª edição, 1982.

Melhore o seu Ânimo e bem-estar




Você gostaria de experimentar uma onda de profunda felicidade? Embora haja a crença de que isso geralmente é apenas possível através de decisões arriscadas, como pular de um penhasco ou alguma ação do tipo nefasto como drogas ilícitas, não tem que ser assim. O amor intenso é apenas uma maneira de se sentir absolutamente incrível, mas certamente existem outras maneiras de despertar o fluxo de endorfinas naturais que bombam em sua corrente sanguínea, criando um estado de euforia semelhante.

As endorfinas são substâncias naturais do "sentir-se bem" liberadas pelo cérebro quando você está feliz, você se sente conectado aos outros e você se sente como se pudesse conquistar o mundo. Estes neurotransmissores produzidos no cérebro reduzem a dor e sofrimento, diz Alan Hirsch, MD, diretor neurológico da Smell & Taste Treatment e Research Foundation, em Chicago.

Aqui estão 7 maneiras naturais para obter endorfina, sem recorrer a medidas drásticas:

1. Cheire baunilha ou lavanda - isso fará com que seu cérebro libere algumas destas substâncias de bem-estar para impulsionar o seu humor. Na verdade, a baunilha é considerada um afrodisíaco para os homens, e pode promover sentimentos de amor e conexão. Você pode adicionar extrato de baunilha em receitas ou até mesmo no seu café da manhã, e inspire profundamente. Óleo de lavanda adicionado a um banho pode ser absolutamente celestial.

2. Dê mais risada - Um pouco de riso pode aumentar os produtos químicos do bem-estar em seu cérebro. Estudos estão mostrando que até mesmo o riso "falso" pode alterar as respostas químicas no cérebro também. Um professor de Oxford diz que não é o ato intelectual de riso, mas o ato físico que produz o fluxo de endorfinas. O sorriso pode fazer o mesmo por você.

3. Ginseng - Esta antiga erva Siberiana tem sido usada desde o século 6 aC. Ele é conhecida por ajudar a acalmar os terrores mentais de pessoas com esquizofrenia. Tome um pouco de ginseng para ajudar a impulsionar a liberação de endorfina pelo cérebro.

4. Chocolate amargo - Este alimento pode fazer a felicidade de seu cérebro criando um coquetel químico. Além de ser um alimento anti-depressivo, o chocolate amargo também é um analgésico natural - e estes são apenas alguns dos benefícios de saúde do chocolate escuro.

5. Participar de fitness em grupo - Exercício sozinho pode ajudar você a se sentir bem, mas os estudos estão mostrando que exercícios físicos com um grupo de pessoas pode aumentar as endorfinas ainda mais do que o exercício sozinho. Se você fizer o exercício sozinho, torne-o vigoroso. Um treino duro bom pode liberar mais endorfinas do que um exercício leve.

6. Aumente seu uso de pimenta - alimentos picantes são conhecidos por liberar substâncias químicas de bem-estar. Eles também, naturalmente, reduzem a resposta à dor.

7. Mude seus pensamentos - Mudando seus pensamentos não necessariamente muda o resultado de uma situação, mas pode mudar a maneira como você se sente no dia-a-dia. Pensar positivamente pode realmente ajudar a recriar os produtos químicos que seu cérebro na maioria das vezes cria e difunde para a corrente sanguínea. A ciência até mesmo provou que a maneira como você pensa que é a chave para a felicidade.

Fonte: Natural Society

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Programa Relax no Spaço Terra

Podemos dizer resumidamente, que os centros do cérebro, principalmente o hipotálamo, tem a seu cargo a regulação das funções vegetativas, isto é, aquelas como a digestão, tensão sanguínea, ritmo cardíaco, assimilação e muitas outras, que nos fogem ao controle voluntário. Tais centros, por muitas causas e razões, inclusive a fadiga, a toxidez, traumas psíquicos e mesmo físicos, se perturbam em seus deveres e passam a emitir comandos neurais bem disparatados e impróprios, mercê de verdadeiros curto-circuitos ou ligações anômalas, provocando, assim, mil e um transtornos funcionais, não obstante os órgãos estejam normais. Estas ligações errôneas podem ser corrigidas. Mas a vida de tensão, ao contrário, lhes dá mais condições de ser. Reativam-se. Reafirmam-se. Revigoram-se... O relax pode apagar tais sulcos, desfazer tais ligações, corrigir defeitos instalados nesses centros nervosos. De maneira semelhante, o relax atua sobre a glândula hipófise, a maestrina de todo o sistema endócrino, e, assim , consegue fazer as demais glândulas retomarem o ritmo de saúde. Não carregue o mundo nas costas, invista em você, na sua felicidade e harmonia interior.
(Ruy Lima - Terapeuta Holístico - Spaço Terra)

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Reprogramação Mental e Emocional

ário A terapia emocional juntamente com a reprogramação mental abordam o sistema corpo mente do indivíduo como um todo, levando em conta seus aspectos mental, físico e principalmente emocional, diante do contexto social e cultural em que está inserido. A união de técnicas milenares e modernas é capaz de tratar não só os sintomas apresentados pelas pessoas, mas também sua causa, levando ao autoconhecimento, ao desenvolvimento do senso crítico, à mudança de padrões de comportamento, à superação de limites de vários distúrbios como depressão, stress, desânimo, traumas, fobias, ansiedades, medos e baixa estima, etc.  Já dizia Albert Einstein: A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.
(Ruy Lima - Terapeuta Holístico - Spaço Terra)